Pesquisar

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Obras da BR-101 Norte estão atrasadas há três anos em Pernambuco.

Quando Exército assumiu a duplicação, em 2006, prazo era de três anos. Entre os motivos da demora estão licenças ambientais e desapropriações.
 As obras de duplicação de um trecho de apenas 41 quilômetros da BR-101 Norte, em Pernambuco, já duram seis anos. Atualmente, a pista conta com trechos onde o tráfego é em mão dupla e em que o asfalto está irregular, precisando de recapeamento. Quando o Exército assumiu a obra, em janeiro de 2006, tinha um prazo de três anos para concluir tudo.


A duplicação começa na descida de um viaduto, no município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife. A via é uma das principais do estado, contando com tráfico intenso de caminhões. Em um ponto, no quilômetro 39, cavaletes obrigam os motoristas a usarem só uma das faixas no sentido Goiana-Recife. O motivo é a construção de uma parte de uma das pontes que cortam a estrada. “Prejudica bastante a gente, acontece muito acidente aqui”, conta o caminhoneiro George Rodrigues.


Perto do município de Goiana, está um dos principais desvios, onde um grande trecho de barro interrompe a estrada. Em alguns pontos, a duplicação já foi feita, mas a equipe da Globo Nordeste flagrou problemas de segurança, como a falta de uma mureta que impeça os pedestres de cruzarem a via. Em alguns trechos, mesmo com a mureta, pessoas foram flagradas se arriscando a atravessar a BR-101.


Entre os motivos para o atraso, estão duas áreas de Mata Atlântica, cujas licenças, segundo o coronel Osmar Nunes, do 1º Batalhão de Engenharia do Exército, levaram dois anos e meio para serem expedidas, permitindo o início dos trabalhos. “Nós tínhamos também quase toda a faixa de domínio ocupada irregularmente tanto por pessoas, residências, quanto por comércio. E tudo isso teve que ser remanejado”, explica o coronel.


A obra de uma das pontes sobre o rio Goiana é outro ponto que chama a atenção. Ela está interrompida desde a metade do ano passado e, de lá para cá, nada mais foi feito. O Exército diz que a construção será retomada em agosto deste ano.

Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para comentar:

1. Apenas os membros do Portal Diário do Semeador poderão comentar (basta se cadastrar na ferramenta abaixo do MURAL DE RECADOS, localizado no canto direito);

2. Não será publicado comentários que possuam palavras de baixo calão;

Cadastre-se e comente à vontade!

Art. 220 – A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...