Pesquisar

segunda-feira, 16 de julho de 2012

O QUE É GASTRITE POR BRUNO SALSA

 
Gastrite

 O que seria?

  Gastrite é a inflamação da mucosa do estômago.O estômago é um tipo de bolsa que recebe o que ingerimos. Internamente, é forrada por mucosa, uma camada rosada parecida com a que temos em nossa boca. As gastrites podem ser agudas ou crônicas.

Gastrite aguda:

 Gastrites agudas são de aparecimento súbito, evolução rápida e facilmente associadas a um agente causador.  Medicamentos, infecções e estresse físico ou psíquico podem levar à uma gastrite aguda.
-
Ácido acetil-salicílico (aspirina, AAS), antiinflamatórios , corticóides, bebidas alcoólicas e a ingestão acidental ou suicida de certas substâncias corrosivas são exemplos de agentes agressores.
-
Alimentos contaminados por germes, como bactérias, vírus, ou por suas toxinas são causa freqüente de inflamação aguda do estômago, como parte de uma infecção, genericamente conhecida como gastroenterite aguda.
-
Situação bastante conhecida é a hemorragia digestiva superior aguda, com vômitos e evacuações com sangue.

Gastrite crônica

 Os agentes causadores: 
 
- A presença da bactéria H-pylori
- Refluxo da bile (secreção do fígado)
 
O que se sente?

A maioria dos casos crônicos não apresenta sintomas. Já na gastrite aguda, quando existem queixas, são muito variadas:
-
dor em queimação no abdômen
-
azia( Pirose)
-
perda do apetite
-
náuseas e vômitos
-
sangramento digestivo, nos casos complicados, demonstrado pela evacuação de fezes pretas (melena) e/ou vômitos com sangue (hematêmese).

Como o médico faz o diagnóstico?

Na gastrite aguda, baseando-se na história clínica, sendo em geral desnecessário exames. Na suspeita de complicações, como a hemorragia, a endoscopia digestiva alta é o exame indicado.Entretanto, 40% dos casos de gastrite crônica nada mostram.

Qual é o tratamento?

O tratamento está relacionado ao agente causador.
-
Nos casos de gastrite aguda associada ao uso de medicações antiinflamatórias, sua suspensão e/ou substituição, associada ao uso de medicamentos que neutralizem, que inibam ou bloqueiem a secreção ácida do estômago, é o tratamento básico.




Como se previne?
-
Evitar o uso de medicações irritativas como os antiinflamatórios e a aspirina.
-
Evitar o abuso de bebidas alcoólicas e do fumo.
-
Evitar o uso abusivo de café


 
Bruno Carvalho Salsa tem 29 anos, é formado em Bacharel em Enfermagem e Pós-graduado em Saúde Pública, referencia na zona da mata norte como Instrutor Socorrista do SAMU. Enfermeiro no PSF Baldo do Rio, Goiana – PE, SAMU – Goiana – PE, Hospital de Doenças Infecto Contagiosas Clementino Fraga, em João Pessoa – PB. É também Professor do Curso Técnico de Enfermagem – CENTEG e Colunista do Portal Diário do Semeador.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para comentar:

1. Apenas os membros do Portal Diário do Semeador poderão comentar (basta se cadastrar na ferramenta abaixo do MURAL DE RECADOS, localizado no canto direito);

2. Não será publicado comentários que possuam palavras de baixo calão;

Cadastre-se e comente à vontade!

Art. 220 – A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...