Pesquisar

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

75% dos brasileiros são contra a legalização da maconha

Levantamento realizou entrevistas a domicílio em 149 municípios do país.

 

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros consome maconha todos os dias. Os dados fazem parte do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), primeira amostragem probabilística sobre o consumo da droga no Brasil, que foi realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e divulgado nesta quarta-feira. Segundo o estudo, 3,4 milhões de pessoas entre 18 e 59 anos usaram a droga no último ano e 8 milhões (o equivalente a 7% da população brasileira) já experimentaram maconha alguma vez na vida – dos quais, 62% teve contato com a droga antes dos 18 anos.

Segundo os dados da amostragem, o índice de uso da droga no Brasil no último ano foi de 3%, o que não o enquadra entre os países de maior consumo.

Na Europa, por exemplo, o índice é de 5%, já nos Estados Unidos, esse número sobe para 10% e no Canadá para 14%. Embora a porcentagem de uso seja pequena no país, os pesquisadores salientam que a quantia de dependentes entre os usuários é a mesma encontrada em países com maior prevalência do uso. Cerca de um terço dos usuários adultos, por exemplo, já tentaram parar alguma vez, mas não conseguiram. Enquanto isso, 27% já tiveram sintomas de abstinência quando tentaram interromper o uso da droga.

Consumo

No estudo, foi comparada a taxa de uso da maconha entre 2006 e 2012. Foi visto, então, um aumento no número de usuários adolescentes da droga. Enquanto em 2006 existia menos de um adolescente para cada adulto usuário, em 2012 esse índice subiu para 1,4 adolescentes para cada adulto.

O levantamento mostra ainda que quase 600 mil adolescentes (4% da população) já usou maconha pelo menos uma vez na vida. Já no dado referente ao uso no último ano, a taxa encontrada foi idêntica a de adultos: 3%, equivalente a mais de 470.000 adolescentes.

Em relação à legalização da maconha no Brasil, 75% dos entrevistados disseram não concordar com ela, enquanto 11% se diz favorável à legalização da maconha e 14% diz não ter opinião formada sobre o assunto.

Estudo

O levantamento realizado pela Unifesp realizou entrevistas a domicílio em 149 municípios do país. Foram ouvidos 4.607 indivíduos, todos com 14 anos ou mais. Os voluntários tiveram de responder a um questionário com mais de 800 perguntas que avalia o padrão de uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas, bem como fatores associados como depressão, qualidade de vida, saúde física e violência infantil e doméstica.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para comentar:

1. Apenas os membros do Portal Diário do Semeador poderão comentar (basta se cadastrar na ferramenta abaixo do MURAL DE RECADOS, localizado no canto direito);

2. Não será publicado comentários que possuam palavras de baixo calão;

Cadastre-se e comente à vontade!

Art. 220 – A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...