Estimativa é da MCF Consultoria e Conhecimento, empresa especializada no segmento; em 2011, esse mercado movimentou R$ 18,8 bilhões; embarcações, carros importados e joias se destacam entre os produtos dessa linha
De fato, a faturamento dentro deste segmento vem aumentando ano após ano, sendo reflexo do aumento do poder aquisitivo do consumidor e do crédito mais barato oferecido pelos bancos públicos e privados. Para o gestor institucional da MCF Consultoria e Conhecimento, Guilherme Kosmann, no Recife o volume de vendas deverá aumentar por conta do Shopping Rio Mar.
“Recife recebe pela primeira vez grandes marcas de Luxo internacionais, que se instalarão no Shopping Riomar, o que é uma verdadeira revolução no panorama de Luxo brasileiro, com grandes mudanças no consumo do Nordeste”, explica. O mall será inaugurado no mês de outubro.
Mercado imobiliário, vestuário, joias, bebidas importadas, perfumes, sapatos e acessórios, como bolsas e cintos, fazem parte deste mercado que movimenta bilhões de reais todos os anos no país. Pode-se estranhar como a previsão é de crescimento se, por outro lado, a inadimplência do consumidor aumentou nos últimos anos – hoje, em torno de 8%.
De acordo com o professor de Publicidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Rodrigo Stefani, que trabalha com marketing tendo como base indicadores econômicos, a inadimplência se concentra mais na classe C. “Ela tem um consumo mais homogeneizado e é a principal responsável pela inadimplência. Portanto, o segmento do consumo de luxo, cujas classes A e B são as maiores compradoras, não deve cair em termos de faturamento”, avalia.
O segmento de automóveis é apenas um dos que vem apresentando crescimento. No Recife, segundo dados da concessionária Disnove Kia, o carro Sportage mais procurado está no valor de R$ 96.900,00 – os preços dos veículos não são fixos, pois dependem das características de cada automóvel. O Kia Soul mais procurado sai por R$ 68.500,00. Já o Cerato, R$ 55.900,00. Por fim, o Picanto, R$ 40.900,00.
“Evidenciamos que para nós o primeiro semestre de 2012 foi, sim, mais rentável que o 1º semestre de 2011”, afirma a Executiva da empresa, Nara Moreira. “Fazendo um paralelo com janeiro deste ano, também ocorreu um leve crescimento”, acrescentou. Os quatro veículos mencionados são os mais comercializados pela empresa.
“Acreditamos que um dos principais ‘motores’ da estratégia levada adiante pela equipe Disnove foi o fortalecimento da marca Kia entre a crescente fatia de consumidores de automóveis de luxo no país, por meio de ações de marketing e eventos direcionados a esse público”, informa Nara.
Em se tratando do marketing como um instrumento para aproximar o consumidor da empresa, Stefani diz que ações deste tipo ainda não é definidor. “Mas a tendência é que as empresas apostem mais no marketing digital ao decorrer dos anos, porque o público deste mercado, predominantemente das classes A e B, está cada vez mais conectado a ferramentas tecnológicas”, complementou.
Fonte: PE247
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para comentar:
1. Apenas os membros do Portal Diário do Semeador poderão comentar (basta se cadastrar na ferramenta abaixo do MURAL DE RECADOS, localizado no canto direito);
2. Não será publicado comentários que possuam palavras de baixo calão;
Cadastre-se e comente à vontade!
Art. 220 – A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.