Conforme pesquisa da Fecomercio-PE, 65 % dos 347 empresários e gerentes da Região Metropolitana do Recife revelaram ter aumentado suas vendas; Em Caruaru, Agreste do Estado, esse percentual chegou a 32% dos 231 entrevistados.
O setor empresarial pernambucano já sente os benefícios da queda dos juros – 8% é o valor da taxa básica de juros no Brasil, a Selic. De acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomercio-PE), 65 % dos 347 empresários e gerentes do Grande Recife revelaram ter aumentado suas vendas. Em Caruaru, Agreste do Estado, esse percentual chegou a 32% dos 231 entrevistados.
De fato, a pesquisa constatou em mais da metade (51%) das empresas aumentaram a comercialização de seus produtos. Como a inadimplência está na ordem de 8%, segundo dados do Banco Central, o consultor de Fecomércio-PE, Luiz Kehrle, explica que esse fator não é determinante, o que também justifica o êxito nas vendas por parte do setor empresarial.
“A inadimplência está alta, mas não há tendência clara de crescimento. Por outro lado, com os juros baixos e o poder aquisitivo aumentando, as empresas conseguiram vender mais”, afirma Kehrle.
Em relação às compras feitas pelas empresas, 40,7% sentiram reflexos na queda dos juros em todo o Estado. Neste quesito, a porcentagem foi de 49,3% e de 27, 71% em Caruaru, respectivamente.
A pesquisa também abordou os chamados descontos de duplicatas – operações nas quais, através de títulos de crédito, a empresa comprova que haverá compra e venda de mercadoria; o banco, por sua vez, adianta o valor cobrando juros antecipadamente. Ficou constatado que, em Pernambuco, metade das organizações empresariais, 49, 83%, não sentiram impactos dessa queda. Já na RMR, o percentual chegou a 44,09%, e em Caruaru, 58,44%.
Ainda sobre o desconto de duplicatas, 22% das empresas revelaram sentir as consequências da baixa nos juros, enquanto que 12% disseram não fazer este tipo de operação e 16% não souberem responder.
A maior parte das empresas não registrou queda dos juros no desconto de duplicatas. Mas a queda foi considerável para um numero significativo delas. No estado, a queda média dos juros pagos no desconto de duplicatas foi de 1,8 pontos percentuais, sendo 1,4 pontos na RMR e 1,8 em Caruaru.
Fonte: PE247
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para comentar:
1. Apenas os membros do Portal Diário do Semeador poderão comentar (basta se cadastrar na ferramenta abaixo do MURAL DE RECADOS, localizado no canto direito);
2. Não será publicado comentários que possuam palavras de baixo calão;
Cadastre-se e comente à vontade!
Art. 220 – A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.