Pesquisar

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Eduardo Campos ajusta a alça de mira para 2014

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, deixou entreaberta a possibilidade de se lançar como candidato a presidente em 2014; Questionado se poderá vir a se candidatar ou compor uma chapa visando o Palácio do Planalto, ele disse aos repórteres que "vocês vão ter que ter paciência para esta resposta"; Mais cedo, em entrevista ao UOL, a deputada federal Luiza Erundina (PSB), havia defendido o nome de Eduardo Campos como “uma alternativa real no PSB para uma eventual candidatura à Presidência da República”.

 O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos,  deixou entreaberta a possibilidade de se lançar como candidato a presidente em 2014. Em uma entrevista coletiva convocada para avaliar as eleições municipais, Campos foi questionado sobre as especulações de que poderá vir a se candidatar ou compor uma chapa visando o Palácio do Planalto nas próximas eleições presidenciais. No lugar de responder prontamente, como costuma fazer, que apoiará a reeleição da presidente Dilma Rousseff, ele declarou que  aos repórteres que "vocês vão ter que ter paciência para esta resposta". Mais cedo, em entrevista ao UOL, a deputada federal Luiza Erundina (PSB), havia defendido o nome de Eduardo Campos como “uma alternativa real no PSB para uma eventual candidatura à Presidência da República”.

Embora Campos tenha dito que este tipo de discussão não cabe neste momento, já que em muitas cidades a eleição ainda não acabou em função do segundo turno, a força do PSB após o primeiro turno o coloca em um patamar diferenciado. Somente em Pernambuco, elegeu 170 prefeitos entre candidatos próprios ou aliados, sendo que O Estado possui um total de 184 municípios. Ele também conseguiu fazer com que o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, que nunca havia disputado uma eleição, pusesse fim a uma hegemonia de doze anos do PT na capital do Estado, Recife. Em nível nacional, como o próprio governador frisou, o PSB esperava eleger até 400 prefeitos. “Elegemos 436 até agora, sendo dois prefeitos de capitais. Também estamos em três segundos turnos de capitais e em cidades importantes como Uberaba e Campinas”, observou.

A declaração sobre “ter paciência” no que diz respeito aos planos nacionais tem sua razão de ser.  O PSB tem uma aliança histórica com o Partido dos Trabalhadores, muito embora ela tenha sido abalada nesta eleição em função dos socialistas terem lançado candidatos próprios em diversas cidades que até então estavam sob o controle do PT.  Além disto, neste momento não interessa ao governador entrar numa briga intestina com a presidente Dilma Roussef (PT) e o ex-presidente Lula.  

Qualquer sinalização neste sentido insuflaria ainda mais os ânimos entre as duas legendas. E se Dilma precisa do apoio do PSB no Congresso Nacional, Eduardo precisa do Governo Federal para continuar tocando as obras que levaram o PSB a sagrar-se como o grande vitorioso desta eleição.

Fonte: PE247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para comentar:

1. Apenas os membros do Portal Diário do Semeador poderão comentar (basta se cadastrar na ferramenta abaixo do MURAL DE RECADOS, localizado no canto direito);

2. Não será publicado comentários que possuam palavras de baixo calão;

Cadastre-se e comente à vontade!

Art. 220 – A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...