Pesquisar

terça-feira, 9 de outubro de 2012

"Seria pior perder e ter no segundo turno o PSDB”, diz Rui Falcão.

Declaração do presidente nacional do PT, Rui Falcão, tenta colocar panos quentes nas rusgas entre o Partido dos Trabalhadores e o PSB na capital pernambucana; Depois de 12 anos no comando da capital, o PT cede espaço para os socialistas e é nesta linha que Falcão estende a bandeira branca; Para ele é melhor ter perdido a eleição para um partido aliado do que perder e ainda ter que os tucanos em um eventual segundo turno.

O Presidente Nacional do PT, Rui Falcão reconheceu os equívocos da campanha do senador Humberto Costa e da Executiva Nacional da sigla na condução do processo eleitoral. Ao mesmo tempo, o petista tratou de amenizar a derrota do Partido dos Trabalhadores no Recife, mesmo após a legenda ter perdido a hegemonia de 12 anos de gestão, e sinalizou que está disposto a colocar panos quentes nas mágoas entre os dois partidos ao afirmar, ao menos, que o Executivo da capital pernambucana estará sob o comando de um aliado, o PSB.
 
Falcão, também deputado estadual por São Paulo, deu a entender, por outro lado, que a saída do PT recifense da Frente Popular não se deu por culpa da Direção Nacional do partido, mas sim em função dos desentendimentos internos da sigla, que, somados à baixa aprovação da gestão do atual prefeito João da Costa, desembocaram na indicação da candidatura de Geraldo Júlio (PSB) pelo governador Eduardo Campos.

“Aconteceram erros no encaminhamento e nós assumimos junto com os companheiros de lá (Recife) esses erros, embora o rompimento da Frente (Popular) não tenha sido iniciativa nossa”, disse Rui Falcão, em entrevista coletiva na sede do partido, em São Paulo.

Apesar de não ter explicitado o papel da Executiva Nacional no processo de prévias partidárias, que teve como desfecho a apresentação do nome do petista Humberto Costa, Falcão, aparentemente, está disposto a retomar os diálogos visando à união interna da legenda, que hoje encontra-se bastante fragmentada.

“Nós vamos avaliar com os companheiros todo o processo, desde a definição das candidaturas, prévia. Mas, inegavelmente, onde o partido se dividiu, que foi o caso do Recife, os resultados foram desfavoráveis a nós. Então, é preciso avaliar os erros que foram cometidos e restabelecer a unidade partidária pensando no futuro”, acrescentou.

Sobre o fato do PSB ter ganhado a Prefeitura do Recife (PCR), Rui Falcão abrandou o fato. De acordo com ele, é melhor a PCR estar nas mãos de um partido aliado do que com um oposicionista, como o PSDB. “Seria pior se além de a gente ter perdido a eleição, tivéssemos no segundo turno o PSDB”, declarou.

De qualquer maneira, o presidente do PT comemorou as conquistas do partido nestas eleições, pois a legenda conseguiu eleger um total de 624 prefeitos em todo o país, um número 12% maior comparado ao último pleito, em 2008. “O projeto do PT foi consagrado neste primeiro turno”, finalizou Rui Falcão. Já o PSB aumentou de 308 para 436 o número de prefeituras sob o comando da sigla, um aumento de 42%.

Fonte: PE247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para comentar:

1. Apenas os membros do Portal Diário do Semeador poderão comentar (basta se cadastrar na ferramenta abaixo do MURAL DE RECADOS, localizado no canto direito);

2. Não será publicado comentários que possuam palavras de baixo calão;

Cadastre-se e comente à vontade!

Art. 220 – A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...