Pesquisar

domingo, 19 de agosto de 2012

Obras da Fiat começam no dia 17 de setembro



A Prefeitura de Goiana e a AD Goiana informaram agora a pouco, na sede da autarquia municipal de desenvolvimento, em Goiana, a data de início das obras de construção da fábrica da montadora no município. O anúncio foi feito pelo prefeito Henrique Fenelon e pelo presidente da AD Goiana Rodrigo Augusto.

As obras serão iniciadas no dia 17 de setembro e o cronograma estabelece o acionamento da linha de produção da nova unidade industrial em 2014. Paralelamente, no Recife, o presidente da Fiat/Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini, e o governador do Estado, Eduardo Campos, também anunciaram o início das obras tão aguardadas pelos pernambucanos, em especial pelos goianenses. A fábrica da Fiat em Pernambuco se constitui na sua segunda unidade industrial no Brasil.

“Este é mais um grande momento histórico para Goiana. A fábrica será o centro de um polo automotivo altamente integrado que nasce em nosso município. Com capacidade de produção de 250 mil unidades por ano, os investimentos totalizam R$ 4 bilhões e inicialmente a projeção é de gerar 4,5 mil empregos diretos”, afirmou na ocasião o prefeito de Goiana.

“As informações que obtivemos junto aos executivos da Fiat é que, em sua plenitude, as obras empregarão cerca de 7 mil trabalhadores. Porém, as contratações acontecerão gradualmente, à medida que as obras estejam avançando”, destaca Rodrigo Augusto.

Para o início das obras todas as licenças e processos para sua consecução estão dentro dos prazos regimentais e as ações de planejamento das obras seguem cronograma satisfatório e compatível com o início das obras na data prevista.


UM POLO AUTOMOTIVO INTEGRADO - Com 14 milhões de metros quadrados em área contínua, o terreno em Goiana receberá a fábrica da Fiat como centro de um polo automotivo, sendo integrada a um parque de fornecedores, centro de capacitação de mão de obra, centro de desenvolvimento tecnológico, pista de testes e campo de provas.

Trata-se de uma fábrica de concepção sustentável, de baixo impacto ambiental, que reproduz as melhores práticas consagradas no Sistema de Gestão Ambiental Fiat. A fábrica tem layout moderno, otimizado, com fluxos de materiais e de produtos concebidos dentro dos mais elevados parâmetros da World Class Manufacturing (WCM).

No plano do relacionamento com a comunidade, a Fiat contratou a ONG AVSI Nordeste para a realização, desde maio, de mapeamento sócioeconômico em Goiana para a elaboração de um diagnóstico da cidade, traçando um perfil da área para identificar quais as necessidades e potencialidades da região. O resultado servirá como um guia para a definição de linhas estratégicas de atuação nos investimentos sociais, culturais e ambientais da Fiat. Além de Goiana, serão analisados os municípios mais próximos, também impactados pela chegada da montadora em Pernambuco, pensando num panorama regionalizado para estabelecer uma visão territorial mais abrangente e ter uma perspectiva de desenvolvimento real.


POLO IRRADIADOR - A fábrica será um polo irradiador de capacitação de mão de obra não apenas para produzir automóveis, mas também para projetá-los e desenvolvê-los. Por isto, foi estabelecido acordo de qualificação de engenheiros, envolvendo universidades de Pernambuco e o Instituto Politécnico de Turim, para a formação de jovens engenheiros naquela tradicional instituição italiana, que é um dos mais renomados centros tecnológicos da Europa.

Por seu poder irradiador sobre a economia, o mercado de trabalho e sobre a educação e qualificação, o polo automotivo projetará seus efeitos em toda a macrorregião, através da geração de riquezas, de renda, de capacitação, de emprego, de melhoria da infraestrutura, da oferta de educação, da expansão da prestação de serviços, entre outros.
Assimp/AD Goiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para comentar:

1. Apenas os membros do Portal Diário do Semeador poderão comentar (basta se cadastrar na ferramenta abaixo do MURAL DE RECADOS, localizado no canto direito);

2. Não será publicado comentários que possuam palavras de baixo calão;

Cadastre-se e comente à vontade!

Art. 220 – A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...